sábado, 14 de dezembro de 2013

Big Brasa, Os Faraós, Os Rataplans, Anos 60/70. Todos no grupo do Facebook!


No primeiro semestre de 2013, enquanto matava as saudades olhando fotografias do Conjunto Musical Big Brasa, recortes de jornais sobre o grupo, todos colecionados pela minha mãe, Dona Zisile, que hoje já não está entre nós, tive a ideia de compartilhar isso com amigos, pessoas que também vivenciaram este período. Colocar alguma coisa no Facebook foi uma ideia, logo muito bem aceita por diversos amigos, colaboradores e apoiadores. Meu pai, Alberto Ribeiro, que também nos deixou em abril de 2001, era o maior incentivador do Big Brasa. Com toda certeza ficaria muito feliz em participar deste grupo e sempre que pudesse daria opiniões, sugestões, ideias, para sua melhora! Muitas saudades dele, o “Mestre Alberto”, como era conhecido e da mamãe, a “Dona Zisile”.

O Grupo Big Brasa, Os Faraós, Os Rataplans, Anos 60/70 na primeira semana conseguiu mais de 150 participantes. Foi muito animador.

Passei então a postar algumas matérias já escritas em meu livro “O Big Brasa e Minha Vida Musical”, lançado em Messejana em 1999, letras de músicas, episódios, clipes do Youtube, enfim tudo que lembrasse bem aquele período. Lembro que minha mãe Zisile, na época em que não existia a Internet (idos de 1967/1969) nos ajudou muito ao escrever em um caderno, com sua caligrafia muito boa, quase todas as letras das músicas do Beatles, em especial aquelas que o Conjunto Big Brasa tocava. Este caderno serviu muito a todos. Graças a ela também a coleção de recortes de jornal sobre os shows, as festas e todos os eventos em que o Conjunto marcava presença. Ou seja, se não fosse ela não teria quase nada em termos de registros...

Sucesso no Facebook!
O Grupo Big Brasa, Os Faraós, Os Rataplans, Anos 60/70! Fez sucesso imediato e até hoje os amigos postam músicas, matérias, comentários, fazendo um entrelaçamento de amizade que vale muito para mim e acredito que para todos!

Um dia o Airton França (amigo e ex-pistonista do Big Brasa) me telefonou e disse, entusiasmado: “Beiró, você criou uma coisa muito legal, cara”, se referindo ao grupo no Facebook. E conversamos muito a respeito, inclusive de como seria possível fazermos um show com todo o pessoal, para matar as saudades e mostrar para os mais novos como a gente tocava na época. Eu particularmente não tinha a ideia da repercussão, mas fiquei muito satisfeito com os elogios do Airton.

Convidei várias pessoas para participar, inclusive aquelas que fizeram parte de outros conjuntos da época. Pensei em mudar o nome do grupo para não dar a ideia de que seria somente Big Brasa, Faraós e Rataplans, mas a ideia era essa: congregar todos os amigos músicos, de todos os conjuntos que conosco participaram deste período maravilhoso. Mas resolvi não mais alterar o nome, porque não havia necessidade mesmo, uma vez que a proposta tinha sido declarada várias vezes.

Muitos participantes com o objetivo de compartilhar

E os apoios e participações dos amigos foram aumentando. Hoje (14 de dezembro de 2013) o Grupo tem 402 participantes de diversas partes do Brasil! A Aline, minha amiga, pegou um dia o Photoshop e colocou nas fotos de alguns participantes uma montagem com a frase “Eterno Big Brasa”, como uma homenagem. Ficou muito legal e vamos postar novamente, para que os participantes mais recentes possam ver.

Com satisfação pude encontrar pessoalmente com alguns membros do grupo e manter contato mais estreito via “inbox”, comentários, com muitos outros. Falando sempre dos arranjos, de detalhes sobre introduções, instrumentos utilizados etc. Aprendi muito com todos os amigos, inclusive a explicar alguns termos e colocações que somente os músicos tinham conhecimento para os mais leigos em música.

Assim, de vez em quando “assino o ponto” no Grupo. Deixo alguma postagem alguma lembrança. E vejo com muito interesse as postagens de todos os amigos!

Mensagem de agradecimento

Neste período natalino não poderia deixar de agradecer a todos pela presença. É realmente uma satisfação para mim quando vejo uma postagem sobre o período, um comentário sobre determinada música, uma “curtida” etc.

Gostaria de poder abraçar um a um dos amigos, mas como não é possível faço destas palavras meus sinceros votos de que todos tenham um Natal verdadeiramente Feliz, e que em 2014 possam usufruir de muita saúde, felicidade e harmonia no lar.

Abraços aos amigos que fazem parte da “Família Big Brasa”, que aumenta ainda de vez em quando, com a adesão dos mais jovens, que nem sequer conheceram o grupo, mas passaram a nos admirar pelos registros mantidos.

Votos também que o Grupo prospere, seja divulgado por cada um dos participantes sempre que puderem, no sentido de manter acesa a chama de um período marcante e de uma época inesquecível para todos nós.

Feliz Natal e um Ano Novo repleto de felicidade e de bênçãos para todos!


2 comentários:

Raito disse...

por favor, ainda tem disponivel algum exemplar do seu livro. gostaria muito de compra-lo; meu nome é Ray e sou de São Paulo... meu email: captainray@bol.com.br meu tel (11) 31 51 45 24 hor coml
desde ja agradeço atenção
Obrigado

Blog do João Ribeiro disse...

Não tenho mais exemplares do livro impresso. Mas ele está completo na internet, no Portal Messejana. Tenho recebido pedidos e vou fazer nova edição impressa. Eis o link para o livro. Tem também outro link com os capítulos.
LIVRO O BIG BRASA E MINHA VIDA MUSICAL:
http://www.portalmessejana.com.br/historiabigbrasa.php
CAPÍTULOS DO LIVRO:
http://www.portalmessejana.com.br/noticias.php...
Também sou de São Paulo (São José dos Campos), mas estou em Fortaleza há tempos!